OFICINA DE TRABALHO 5 Violência contra crianças no Brasil
Hoje, focamos bastante no Projeto Aplicativo. Utilizamos o dia de estágio para coletar dados pré-intervenção para nosso projeto, que visa melhorar a biossegurança na UBS, pois percebemos que nem todos os profissionais lavam as mãos corretamente.
Em cada momento preconizado pelo SUS para a higienização das mãos, anotamos se os profissionais seguiram ou não o protocolo.
Com os dados coletados, foi possível verificar se os profissionais estão lavando as mãos nos momentos corretos, o que será essencial para a próxima fase do nosso projeto.
Como foi solicitado pelo Professor Gerson na última aula, cada aluno fez uma pesquisa de diferentes fases do desenvolvimento neuropsicomotor. Fui sorteado para fazer dos seis aos nove meses; o trabalho era em dupla mas preferi fazer sozinho.
Me dediquei bastante nessa pesquisa e acredito que valeu a pena. Consegui compartilhar bastante informações com os meus colegas e acho que de modo geral, as pesquisas se complementaram muito bem.
Gostei bastante do estágio hoje, focamos no Projeto Aplicativo e coletamos dados pré-intervenção sobre a biossegurança na UBS, especificamente a higienização das mãos. Anotamos se os profissionais seguiram o protocolo nos momentos preconizados pelo SUS. Esses dados serão essenciais para a próxima fase do projeto.
Na aula, apresentei minha pesquisa sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de seis a nove meses. Trabalhei sozinho e consegui compartilhar muitas informações valiosas com meus colegas. As pesquisas se complementaram bem e foi uma experiência muito enriquecedora.
1. Quais são as quatro dimensões da linha de cuidado e as principais ações?
2. Qual o papel das equipes de atenção básica no enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente?
3. Relacione ações de prevenção à violência contra a criança e adolescente que podem ser desenvolvidas na UBS.
Os maus-tratos na infância e adolescência são classificados de acordo com o Guia de Atuação Frente a Maus-tratos na Infância e Adolescência (2005), elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), CLAVES-ENSP/FIOCRUZ e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos - Ministério da Justiça:
- Maus-tratos físicos: Uso intencional de força física por pais, responsáveis ou pessoas conhecidas da vítima para machucar, podendo deixar ou não marcas evidentes. Inclui a "síndrome do bebê sacudido" e a "síndrome da criança espancada".
- Maus-tratos psicológicos: Formas de desrespeito, discriminação, rejeição e punição exagerada que causam danos ao desenvolvimento psíquico, físico e social da criança. Geralmente, está embutido em outros tipos de maus-tratos e é difícil de evidenciar.
- Negligência: Omissão do responsável em prover necessidades básicas para o crescimento e desenvolvimento da criança ou adolescente. O abandono é a forma extrema de negligência. No Brasil, deve-se considerar as condições socioeconômicas antes de imputar intencionalidade.
- Abuso sexual: Atos ou jogos sexuais hetero ou homossexuais impostos à criança ou adolescente por alguém em estágio de desenvolvimento psicossexual mais avançado, visando à estimulação ou satisfação sexual do agressor. Inclui exploração sexual comercial e pornografia.
- Síndrome de Munchausen por procuração: Quando a criança ou adolescente é levado a cuidados médicos por apresentar sintomas inventados ou provocados pelos responsáveis, resultando em procedimentos médicos desnecessários.
OFICINA DE TRABALHO 4 Atenção à Saúde da Criança / Rede Cegonha
Fiquei na sala de emergência acompanhando os atendimentos do dia. Em determinado momento, a enfermeira que estava comigo me pediu para ligar para um dos hospitais de referência da UBS e solicitar uma ambulância para transferir um paciente que estava com as plaquetas muito baixas.
Aprendi bastante hoje e tive a oportunidade de ler um pouco sobre o protocolo de transferência de pacientes, o que foi bem interessante.
Hoje, finalizamos o fechamento da última OT e as discussões sobre a Atenção à Saúde da Criança e a Rede Cegonha. Nesta aula, o Professor Gerson apresentou um vídeo explicando o papel da Rede Cegonha na RAS, o que facilitou bastante o entendimento. Abordamos a importância da puericultura para o crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança de 0 a 2 anos nas consultas de rotina realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS).
Estudamos os fatores determinantes do crescimento linear e do estado nutricional da criança de 0 a 2 anos, as características do desenvolvimento neuropsicomotor na infância e as estratégias de avaliação (marcos de desenvolvimento)
Hoje, na sala de emergência, acompanhei os atendimentos e tive a tarefa de solicitar uma ambulância para transferir um paciente com plaquetas muito baixas. Aprendi sobre o protocolo de transferência de pacientes, o que foi muito bom.
Na aula, finalizamos as discussões sobre a Atenção à Saúde da Criança e a Rede Cegonha. O vídeo do Professor Gerson ajudou a entender melhor o papel da Rede Cegonha. Discutimos a importância da puericultura e da Caderneta da Criança para o desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 2 anos. Foi uma aula muito esclarecedora e prática.
Quais são os 4 pilares da rede cegonha?
Pré-natal
Sistema logístico, transporte sanitário e regulação
Puerpério e atenção integral a saúde da criança
Parto e nascimento
O que é a rede cegonha?
É uma estratégia do ministério da saúde para qualificar a atenção as mulheres adultas, jovens e adolescentes para o planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e nascimento, aborto, puerpério, e as crianças até 2 anos, ampliando o acesso, fortalecendo o trabalho em rede e mudando as práticas de cuidado
Explique o mito a respeito da tricotomia, jejum pré-parto, uso prolongado de ocitocina.
*EM PRODUÇÃO
Quais os objetivos e diretrizes da rede cegonha?
*EM PRODUÇÃO
Sobre os componentes da rede cegonha, descreva as suas ações.
*EM PRODUÇÃO
APA
Hoje fizemos a primeira APA do semestre. Fiquei satisfeito com o meu conceito e estou comprometido a compartilhar mais as minhas pesquisas e experiencias com os meus colegas. De modo geral, a sala toda participou e deu feedback das aulas, o que foi muito bom.
OFICINA DE TRABALHO III Atenção à Saúde da Criança / Rede Cegonha
Hoje, tive a oportunidade de acompanhar a sala de vacinação com a enfermeira Filomena. Durante o acompanhamento, ela me apresentou os materiais utilizados na sala e os sistemas de informação das vacinas, proporcionando uma visão mais ampla do processo de vacinação.
Após isso, meu grupo e eu trabalhamos no projeto aplicativo, focando no desenvolvimento do formulário de biossegurança para os funcionários. Discutimos como coletar e utilizar esses dados para nos ajudar no desenvolvimento do projeto, visando melhorar as práticas de segurança e prevenção na UBS.
Rede Cegonha: Rede de atenção à saúde da Mulher e da Criança instituída em 2011 a partir do agravamento da morbimortalidade maternoinfantil. Dotada de objetivos, diretrizes, pontos de atenção e constituída de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e criança de 0 a 2 anos de idade. Nesta oficina abordaremos a Rede Cegonha com ênfase na nos componentes da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança que
assegure o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento
Gostei bastante da aula de hoje, penso que fui participativo no desenvolvimento da oficina e achei legal retornar ao assunto da Rede Cegonha. Como vimos brevemente essa matéria no passado, isso dá uma base mais sólida para desenvolver o assunto em aula.
Na UBS, achei bom o desenvolvimento do projeto aplicativo e estou ansioso para coloca-lo em prática.
Quais são os 4 pilares da rede cegonha?
Pré-natal
Sistema logístico, transporte sanitário e regulação
Puerpério e atenção integral a saúde da criança
Parto e nascimento
O que é a rede cegonha?
É uma estratégia do ministério da saúde para qualificar a atenção as mulheres adultas, jovens e adolescentes para o planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e nascimento, aborto, puerpério, e as crianças até 2 anos, ampliando o acesso, fortalecendo o trabalho em rede e mudando as práticas de cuidado
Explique o mito a respeito da tricotomia, jejum pré-parto, uso prolongado de ocitocina.
*EM PRODUÇÃO
Quais os objetivos e diretrizes da rede cegonha?
*EM PRODUÇÃO
Sobre os componentes da rede cegonha, descreva as suas ações.
*EM PRODUÇÃO
OFICINA DE TRABALHO II Situação da Infância e Adolescência no Brasil
Hoje começamos a idealizar o Projeto Aplicativo do grupo, reconhecendo as necessidades da UBS Jardim Maringá, nosso local de estágio.
Durante o processo, identificamos que vários funcionários não seguem o protocolo correto de higienização das mãos, muitas vezes esquecendo-se de fazer a troca de luvas entre consultas.
Além disso, participei de mais uma visita domiciliar com o EMAD, onde pude observar um paciente:
J.F, 92 anos, do sexo masculino. Ele está em tratamento paliativo para mieloma múltiplo e a equipe do EMAD foi solicitada para auxiliar com sua dieta. Joaquim estava acamado e com baixo nível de consciência. O Dr. Henrique, em conjunto com a nutricionista da UBS, orientou a família do paciente sobre sua condição atual e como alimentá-lo com a dieta líquida fornecida pelo SUS.
Não participei da aula de hoje pois precisei resolver um problema com meu passe de estudante na SPTrans, para isso precisei marcar um horário em uma das unidades que acabou coincidindo com a aula. Porém, consegui pegar o material passado em aula e algumas anotações dos meus colegas. Portanto, a aula de hoje falou bastante sobre pobreza, insegurança alimentar e violência - como elas afetam a infância e adolescência?
Pontos importantes:
Acabar com a fome e a miséria
Educação básica de qualidade para todos
Igualdade entre sexos e valorização da mulher
Reduzir a mortalidade infantil
Melhorar a saude das gestantes
Além do Projeto Aplicativo, foi muito legal acompanhar o EMAD hoje. O caso que acompanhei foi diferente de todos os outros que eu já acompanhei, como o EMAD atende pacientes que não conseguem se deslocar até a UBS, é relativamente comum casos mais graves (e consequentemente tristes).
Porém, mesmo assim, acho interessante acompanhar o trabalho do EMAD e fico contente com o resultado desse componente da atenção básica; já que ele é resultado da universalidade e equidade. A UBS deve ser capaz de se deslocar até o paciente acamado.
Para a próxima aula, precisaremos compare os eixos da PNAISC com os dados epidemiológicos atuais e determinar se a política está sendo efetiva.
OFICINA DE TRABALHO I Epidemiologia e Sistemas de Informação
A Oficina de Trabalho 1 fala sobre a relação entre os sistemas de informação do SUS com a epidemiologia. Análise de dados obtidos pelos sistemas de informação são fundamentais para o manejo epidemiológico de um determinado local.
Hoje foi meu primeiro dia na UBS Jardim Maringá, já que devido à finalização do contrato da UBS Vila Guarani, tivemos que ser transferidos. Assim, conheci minha nova preceptora, Bárbara, que nos recebeu bem. Após uma breve introdução, fizemos o reconhecimento do local e, em seguida, saí em visita domiciliar com o EMAD.
Durante a visita, atendemos dois pacientes:
R.S, 53 anos, do sexo feminino, que tentou suicídio resultando em sequelas neurológicas. Devido a essas sequelas, Raquel está acamada e depende de seu marido, Joaquim, para cuidados.
A.H, 80 anos, do sexo masculino, que teve amputação do membro inferior esquerdo. Além disso, notei que o membro inferior direito estava gelado e roxo. A pedido do Dr. Henrique, médico do EMAD, realizei ausculta cardiopulmonar em Akihiro, que estava normal.
Hoje, abrimos a Oficina 1 sobre Sistemas de informação e como são integrados a saúde e voltamos um pouco ao assunto de uma das vigilâncias, sobre epidemiologia e seus indicadores, realizamos questões de aprendizagem sobre esses sistemas e também retomamos a definição sobre a Vigilância Epidemiológica visto brevemente no semestre anterior.
De modo geral, gostei do novo ambiente de estágio e me dei bem com a preceptora, foi muito legal conhecer os médicos e funcionários da unidade. Em relação a reflexão da prática, já tive aula com o Gerson antes então isso acabou facilitando bastante a introdução da terceira etapa de PMSUS.
Como sou novo na turma A, não conheço ainda a grande maioria dos meus colegas, o que me faz um pouco tímido; mas sei que com o tempo vou me acostumando e pelo que percebi a sala é pró-ativa e se da bem, o que já é meio caminho andado.
Conceitue os principais indicadores como mortalidade, letalidade, morbinatalidade, natalidade, incidência e prevalência (e como que calcula).
NCIDÊNCIA: CASO NOVO numa determinada população residindo em um determinado território em um determinado tempo.
PREVALÊNCIA: total de CASOS PRESENTES em um determinado território em um determinado tempo.
NATALIDADE: número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
MORTALIDADE: É uma medida comum de saúde que indica o número de óbitos em relação à população em risco, se expressa dividindo o numero de óbitos pela população em risco.
Existem ainda vertentes da mortalidade, como mortalidade infantil, de gênero, materno infantil, etc..
LETALIDADE: É uma medida a gravidade de uma doença, isto é, o poder que a doença possui de causar óbitos. É calculada dividindo o número de óbitos por determinada
doença pelo número de casos da mesma doença.
MORBIDADE: É uma medida que visualiza o número de indivíduos com uma determinada patologia.
MORBIMORTALIDADE: É um conceito da medicina que se refere ao índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença especifica dentro de determinado grupo
populacional.
O que é a vigilância epidemiológica?
Pode ser definida como o processo sistemático e contínuo de coleta, análise, interpretação e disseminação de informação com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de problemas de saúde. (GOMES)
Quais os principais sistemas de informação em saúde?
Sistemas de Informações sobre Mortalidade – SIM.
Sistema de Informações sobre Nascido Vivo – SINASC.
Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN.
Sistema de Informação Hospitalar - SIH
Sistema de Informação Ambulatorial - SIA
Sistema de Informação em Atenção Básica - SISAB
Os principais sistemas voltados para atenção básica: SISAB, SINAN, SIPNI, HIPERDIA (HIPERTENSÃO E DIABETES), SISCOLO (EXAMES CITOPATOLÓGICOS) E SIS PRÉNATAL.