Introdução
RA: 12523136601
Professora Daniela Veríssimo
Não houve aula de reflexão da prática por conta da apresentação do Projeto Aplicativo.
Nosso projeto é sobre a implementação de faixas coloridas para a identificação de salas na UBS Vila Guarani, que executamos no primeiro semestre. Agora no segundo, fizemos uma pesquisa para avaliar a efetividade e a satisfação dos pacientes e funcionários com o nosso projeto (Veja mais detalhes na página da UBS). Gostei bastante da apresentação do nosso grupo e penso que os ouvintes também gostaram, também fiquei muito feliz com o resultado positivo da pesquisa.
Hoje fizemos o fechamento da Oficina de Trabalho 4, que é sobre o Política Nacional de Imunização. Como sempre, iniciamos a aula respondendo às questões de aprendizado que formulamos na última aula; na questão do calendário vacinal, eu mostrei para o grupo uma foto que tirei durante o estágio na UBS na sala de vacinação de um banner com o calendário completo, que facilita bastante, já que são muitas vacinas por muito tempo.
Eu particularmente gostei bastante dessa Oficina, foi muito interessante ler sobre a organização do PNI e como a rede de frios conseguem garantir que todas as vacinas chegaram em todas as regiões do Brasil. Estou ansioso para as próximas aulas!
Calendário Vacinal, UBS Vila Guarani.
O PNI propõe um programa de vacinação que atinge diferentes grupos específicos. A meta é vacinar 100% das pessoas de acordo com o calendário de vacinação. Porém, essa meta não está sendo alcançada e as taxas de vacinação estão caindo. A partir de 2016, acontece uma queda da cobertura vacinal importante pelo motivo de excitação vacinal (as pessoas têm acesso à vacina, mas demoram ou recusam a tomar). Outro motivo pode ser a propagação de informações erradas sobre as vacinas, segundo Sato.
Resposta na foto dessa reflexão do dia.
Rede de frio: sistema nacional amplo, que visa manutenção da cadeia de frio, garantindo que as vacinas cheguem em todos os lugares do Brasil.
Cadeia de frio: responsável pela conservação dos imunobiológicos. As vacinas podem ser colocadas em uma câmara para garantir que a temperatura esteja ideal (2-8 graus Celcius).
Sala de vacinação: quando a vacina chega no local onde vai ser efetivada (onde as pessoas serão vacinadas).
Não participei da aula hoje para atender um compromisso pessoal, mas perguntei sobre o conteúdo da aula com os meus colegas e estudei a Oficina de Trabalho 4 para compensar a falta. Além disso, meus colegas também me falaram que a Prof. Dani nos deu um roteiro de entrevista e observação na sala de vacinação, que facilita bastante o aprendizado do PNI na prática.
Questões de Aprendizado: Oficina de Trabalho 4
O que é, origem e desenvolvimento do PNI? Como se da a distribuição organizativa dos 3 entes federativos?
Qual é o calendário vacinal?
Como se da logística/operacionalização do PNI?
O que é meta vacinal e como ela funciona?
Começamos a aula de hoje fazendo o fechamento da Oficina de Trabalho 3 respondendo às questões de aprendizado formuladas anteriormente. Achei que o grupo como um todo, incluindo eu, estávamos um pouco dispersos, demoramos para responder as questões e ficou um pouco evidente que nós não usamos as referências da maneira correta. Mas ainda sim, conseguimos fomular as respostas definitivas; além disso, vou melhorar minha participação nas próximas aulas, acho que a prova de NCS me deixou um pouco desgastado e acabei perdendo o foco.
A vigilância em Saúde do trabalhador visa à redução da morbimortalidade da população trabalhadora e à integração de ações que favoreçam o controle dos determinantes que comprometem a saúde do trabalhador.
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador.
O Guia de Vigilância em Saúde (GVS), editado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), está em sua 5a edição e atualiza as recomendações relacionadas às ações de vigilância em saúde presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, Portaria n.o 1.061, de 18 de maio de 2020, bem como de outras doenças e agravos não transmissíveis.
A notificação de casos suspeitos e/ou confirmados de doenças por meio do sistema de notificação compulsória é o principal instrumento da vigilância epidemiológica A padronização dos critérios para notificação e investigação garante que casos de determinada doença possam ser investigados em diferentes lugares e períodos e, apesar disso, ser classificados adequadamente, permitindo comparações entre espaços geográficos e conjuntos populacionais distintos.
Notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal.
Desencadeia um conjunto de atividades relativas às zoonoses e questões sanitárias ligadas ao meio ambiente e riscos à saúde (água, ar e solo), com ações integradas com as subprefeituras e outras secretarias, devendo participar na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.
A Vigilância Sanitária realiza um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde. Exemplo: verificar a adoção das Boas Práticas – BPF para Serviços de Alimentação que devem ser implantadas pelos estabelecimentos de: cantinas, bufês, comissárias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes e entre outros. As ações destacadas nos diferentes componentes da vigilância em saúde possibilitam a antecipação da tomada de decisões. Isso permite que essas ações sejam executadas de forma adequada e levando-se em consideração aspectos importantes, como prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outros condicionantes (BRASIL, 2010).
Não houve aula de reflexão da prática por conta da prova de NCS.
Hoje fizemos a abertura da Oficina de Trabalho 3, que é sobre Vigilância em Saúde no SUS. Assim, formamos duplas e lemos as situações problemas que nos introduziu às diversas funções e responsabilidades das vigilâncias do SUS. Após a leitura, formulamos as questões de aprendizado.
Questões de Aprendizado: Oficina de Trabalho 3
O que é Vigilância Epidemiológica? Qual é o protocolo da Vigilância Epidemiológica?
Como funciona a notificação compulsória?
O que é a Vigilância em Saúde do Trabalho?
Qual protocolo da Vigilância em Saúde do Trabalho? O que é o GVS/CvS/CEREST?
O que é a Vigilância Ambiental? Qual é o protocolo da Vigilância Ambiental?
O que é a Vigilância Sanitária? Qual protocolo da Vigilância Sanitária?
Hoje a sala estava bem vazia, mas no geral, gostei bastante da aula e da exemplificação do conteúdo através das situações problemas. Penso que essa foi uma ótima forma de abrir a Oficina já que facilitou bastante o processo de aprendizagem
Cheguei um pouco atrasado na aula pois esqueci que mudamos o horário da aula de hoje para às 14:30h; quando percebi, a aula já estava quase começando, então saí de casa sem almoçar e fui até o metrô. O único problema é: estava tomando um remédio que não pode ser tomado sem comer.
Resultado: Passei mal no trajeto e um pouco na aula, tanto é que fiquei pouco dentro da sala pois não estava me sentindo muito bem.
Na aula, falamos bastante sobre a Conferência de Alma-Ata, que foi discutida em Alma-Ata, uma cidade no Cazaquistão (braço da União Soviética em 1978) na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde (1978). Ela expressava a “necessidade de ação urgente de todos os governos, de todos os que trabalham nos campos da saúde e do desenvolvimento e da comunidade mundial para promover a saúde de todos os povos do mundo” (Ver citação)
Gostei bastante de ler sobre essa conferência e praticamente zerei a Wikipédia da Alma-Ata. Aprendi diversos fatos, por exemplo, a declaração de Alma-Ata foi parcialmente inspirada no sistema “Médicos de pés descalços” da China, que revolucionou o estado da atenção primária nas áreas rurais da China. O mundo vivia uma crise imensa na saúde durante esse período, e a Alma-Ata foi um avanço revolucionário na questão da atenção básica.
Por mais que meu aprendizado tenha sido satisfatório, não fui participativo por conta dos problemas mencionados acima, na próxima aula, ficarei mais atento e não sairei de casa sem comer!
Conferência em Alma-ata, Cazaquistão, 1978.
Iniciamos a aula respondendo às perguntas da semana anterior, com a Erika como relatora. Notei a densidade do conteúdo enquanto pesquisava as QAs da aula anterior, achei um pouco complexo esse começo Oficina 1, a matéria está bem mais volumosa que semestre passado; também notei que precisaremos saber bem mais sobre direito do que eu imaginava!
Compartilhei um pouco da resposta dos atributos da atenção básica, mas achei que as respostas dos meus amigos estavam bem melhores. No meio da aula falamos para Dani sobre a abertura das novas UBSs e dos sorteios que as preceptoras estavam fazendo para ocupar as novas vagas. Expressei minha vontade de ir pra UBS Cambuci (talvez um pouco exagerada demais), já que ela fica bem mais perto da minha casa que a Vila Guarani.
A Dani nos contou que não foi combinado desse jeito com as preceptoras e que em teoria não teria nenhum sorteio, e que provavelmente seria resolvido nas próximas semanas.
Relatoria da Oficina 1.
Não houve aula por conta do reteste.
Iniciamos as aulas de PMSUS com a Dani nesse semestre; tive uma ótima primeira impressão dela e penso que vou gostar bastante das aulas. A reflexão da prática nunca foi minha matéria favorita e pois me dou melhor com biológicas. Porém, vou me esforçar para entender o conteúdo (que parece bem extenso) e acompanhar o ritmo das aulas.
Assim, fizemos o pacto e falamos um pouco sobre como foi nosso PMSUS anterior (para quem não estava com a Dani). Foi um pouco difícil de perder a timidez já que boa parte das pessoas não fazia parte do meu grupo no semestre anterior, mas no final da aula já me senti pertencente e mais confortável em falar. A Dani dá espaço para ouvir nossos pensamentos e mantém nosso foco no conteúdo, o que faz um dinâmica de aula bem legal.
No final do semestre passado, olhei minhas notas e faltas e, no site, tudo estava satisfatório. Porém, no começo desse semestre, a matéria PMSUS contava como “Insatisfatório por frequência” com 17 faltas computadas; o que inicialmente me deixou muito preocupado, já que não faltei nas aulas.
No final da aula, falei com a Dani sobre esse erro e ela me tranquilizou dizendo que era um erro no sistema e eu não era o único com esse problema. Assim, abri uma solicitação no ulife para corrigir esse erro. Espero que isso se resolva logo!
SEMESTRE 1
Gostei bastante dessa aula e acho que o professor explicou muito bem o conteúdo. A oficina de aprendizagem 4 fala sobre Território e UBS, que podemos conceituar em uma área de abrangência, ou de influencia, da UBS.
O território é de extrema importância para a saúde, pois a partir dele, podemos reconhecer problemas sanitários, saneamento básico, doenças infecciosas e entre outros fatores que afetam o bem-estar e a saúde da população daquela área.
A oficina disponibilizou um artigo muito bom, apesar de denso, que estou anexando abaixo.
Hoje a aula foi mais uma explicação de como fazer relatório do projeto aplicativo e um acompanhamento de modo geral. Nosso grupo mostrou para o Professor Gerson o trabalho e o nosso plano, que é colocar fitas no chão da UBS para guiar os pacientes, já que muitos pacientes ficam perdidos.
Nosso relatório está disponível aqui e no PDF ao lado.
Tivemos o resultado da nossa APA. Fiquei bem feliz com o resultado e planejo continuar me empenhando. O Gerson pontuou algumas coisas gerais que poderíamos melhorar e concordo com tudo, vou tentar falar um pouco mais sobre minhas experiencias na UBS também.
Não tivemos conteúdo novo nessa aula.
Hoje eu não fui para a aula por conta da prova D1 de NCS.
Hoje vimos a oficina de trabalho 3 que fala bastante sobre os níveis de atendimento do SUS, elementos de rede de atenção à saúde e seus atributos. Além disso, também fizemos a revisão da prova D1.
Em geral, não tive dificuldades com o conteúdo e gostei da aula. A oficina 3 está muito presente no nosso dia a dia na UBS e fica bem facil de relacionar o assunto com a prática.
Entregamos e discutimos analise comparativa do SUS com outros países. Como dito anteriormente, meu trabalho foi sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos e França. Gostei muito do debate a acredito que contribui bastante com a minha pesquisa, foi surpreendente ver o funcionamento de diferentes sistemas de saúde em outros países. Sai dessa aula gostando mais do SUS do que já gosto.
Por conta de uma reunião do Professor Gerson, a aula de hoje, que seria a entrega da análise comparativa, foi movida para a próxima semana.
Na aula de hoje discutimos bastante sobre o SUS: Como foi criado, por que foi criado, suas diretrizes, ações e princípios.
O SUS foi criado com constituição de 1988, ele fornece saúde universal gratuita; independente de nacionalidade, gênero ou classe social. O SUS é constituído por diretrizes, ações e princípios (Ver aqui).
É gerenciado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria Estadual da Saúde tem papel na administração da saúde do estado, pode intervir em surtos e problemas de saúde no nível estadual. Já a Secretaria Municipal da Saúde atua no nível de uma cidade, intervindo no fornecimento de vacinas e controle de algumas doenças que afetam o município, por exemplo.
Porém, vale lembrar que o SUS não é constituído apenas de ações de intervenção em surtos e controle de doenças, mas também o planejamento, organização e execução de ações e serviços de saúde em suas respectivas esferas de competência. Esse foi apenas um pequeno resumo.
Gostei da aula e do conteúdo, o SUS é bem mais complexo do que eu imaginava.
No final da aula, o Professor Gerson nos passou uma atividade que consiste em comparar o sistema de saúde brasileiro com o de outros países; o meu grupo escolheu a França e Estados Unidos. Nossa análise comparativa está disponível no botão abaixo.
Hoje a Professora Daniela e o Professor Gerson nos apresentou um projetos que vamos fazer para a UBS chamado Projeto Aplicativo. Esse projeto visa melhorar nossas UBS de acordo com problemas que notamos nas nossas Unidades.
Na minha UBS (Vila Guarani), nosso grupo notou que vários pacientes ficam perdidos lá dentro. Muitos não sabem pra que sala precisam ir e frequentemente esperam na sala incorreta. Por isso, nosso grupo propôs a instalação de faixas coloridas no chão da unidade para facilitar a identificação das salas para os pacientes.
Nosso projeto está disponível no botão abaixo.
Não consegui ir na aula de hoje, estava me sentindo muito enjoado e fraco provavelmente por que fiquei muitas horas sem comer, a Elisete, nossa receptora na UBS da Vila Guarani, mediu meu pulso no começo do dia por que ela percebeu meu estado.
Porém, peguei o conteúdo com meus colegas. A aula refletiu na atividade passada na ultima aula, que foi "Quais as ações, diretrizes e princípios do SUS?". O professor falou sobre prevenção, promoção de saúde, reabilitação e entre outros na área de ações do SUS. Também foi mencionado a princípio da universalização, equidade e integralidade; todos esses são conceitos fundamentais para o entendimento do funcionamento do SUS.
Hoje foi o primeiro dia da aula de Reflexão da Prática. Lá, conhecemos o Professor Gerson, que falou sobre politicas públicas, necessidades de saúde e SUS; começamos a aula nos apresentando com nome, idade e uma coisa que gosta. Na aula, tratamos de diversos assuntos, como importância do sus, funcionamento das UBS, vacinas e um pouco sobre a visão da sociedade no passado em relação a saúde.
No geral, gostei muito da aula; entendemos um pouco mais sobre o nosso sistema de saúde e estou ansioso para as próximas aulas.
O SUS (Sistema Único de Saúde) é o sistema de saúde pública do nosso país e tem como objetivo garantir o acesso universal, integral e gratuito à saúde para toda a população. Para o propósito dessa atividade, listarei três exemplos para cada item mencionado.
Ações:
Promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento, bem como a reabilitação da saúde;
Regulação, fiscalização e controle dos serviços de saúde;
Desenvolvimento de tecnologia e produção de medicamentos e equipamentos.
Diretrizes:
Principio da Universalidade: O SUS promove o acesso aos serviços de saúde para todas as pessoas, sem discriminação;
Principio da Integralidade: oferece atendimento em todas as áreas de saúde, como: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação;
Equidade: atendimento de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Princípios:
Saúde é dever do Estado;
Gestão compartilhada entre as diferentes esferas de governo, que promove a descentralização da administração;
Articulação com outros setores para a promoção da saúde.
Referência: saude.gov.br